Saiba mais com a
Clínica de Olhos Angélica

Mais do que cuidar dos olhos, cuidar de você.

O que é a Visão Subnormal?

Baixa Visão ou Visão Subnormal é uma condição da função visual, intermediária entre visão normal e cegueira, devido a um acometimento irreversível do sistema visual, na qual o tratamento e o uso da correção óptica (óculos ou lente de contato) para erros refracionais não é suficiente para melhor resolução visual tendo impacto negativo na funcionalidade do indivíduo.

Também pode ser caracterizada pela existência de uma visão útil remanescente, que deve ser maximizada por meio da utilização de recursos ópticos, tais como: lupas manuais, telelupas e eletrônicos, e recurso não ópticos, como: o controle de iluminação, contraste e ampliação de imagem; auxiliando dessa forma o paciente na reabilitação visual e na aceitação de sua condição visual.

As principais causas de baixa visão, na idade adulta, são: DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA com a  IDADE (DMRI ) maior causa de BAIXA VISÃO no nosso meio, glaucoma, descolamento de retina, uveítes e diabetes. Quanto as principais causas congênitas, podemos citar a toxoplasmose, o glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade e catarata congênita.

O que é Glaucoma

Glaucoma é uma afeção do nervo óptico ( o responsavel pela visão) que ocorre pelo aumento da pressão intraocular.

EPIDEMIOLOGIA
A forma mais comum de glaucoma no nosso meio é a crônica e ocorre em indivíduos geralmente acima dos 40 anos e a herança familiar é incluída nos fatores de risco.

SINTOMAS E SINAIS
O indivíduo com glaucoma não apresenta qualquer sintoma, nas fases iniciais, mas vai perdendo silenciosamente, aos poucos, o campo visual de ambos os olhos.

Quando os sintomas de deficiência visual aparecem, o campo visual já está bastante comprometido. Por isso, o tratamento adequado deve ser instituído, no momento do diagnóstico, pois há risco potencial de cegueira irreversível.

DIAGNÓSTICO
A suspeita da doença é realizada na consulta com:
1 – exame de fundo de olho (do nervo óptico e da retina) que deve ser documentado.
2 – medida da pressão intraocular.

A confirmação do diagnóstico requer exames complementares.

TRATAMENTO
Com o objetivo de estacionar ou retardar a progressão do glaucoma, os tratamentos disponíveis são:

1 – Uso de colírios hipotensores oculares (para baixar a pressão intraocular)
2 – Aplicação de L.A.S..E.R.
3 – tratamento cirúrgico

Cada paciente deve ter seu tratamento adequado personalizado.

O que é Uveíte?

Uveíte é a inflamação da úvea, estrutura intraocular composta pela íris, corpo ciliar e a coróide. Pode ser traduzida como uma inflamação infra ocular que pode acometer a parte anterior, intermediária ou posterior do olho isoladamente ou todas concomitantemente.

As uveítes podem ter várias causas como infecciosas, não infecciosas e traumáticas. Dentre as infecciosas estão a toxoplasmose, tuberculose e herpes como causas frequentes. Das não infecciosas podemos citar as artrites do adulto e crianças e doenças inflamatórias intestinais.

Os principais sintomas são vermelhidão, dor, fotofobia e turvação da visão que pode ser leve a intensa dependendo da gravidade e localização da inflamação.

Realizar o diagnóstico correto precoce e instituir o tratamento adequado é extremamente importante para preservar a visão. Pelo exposto, caso tenha algum sintoma ou sinal acima , consulte o médico oftalmologista.

Veja o mundo com nitidez.

Aguardamos sua visita na Clínica de Olhos Angélica.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.